Gestão do Negócio

Planejamento Estratégico

Olhar para trás e ter muita história para contar, anos de desafios, construção, dificuldades e crescimento é motivo de orgulho para qualquer empreendedor que começou pequeninho e, hoje, vê que sua empresa se tornou um negócio de sucesso. Essa caminhada trouxe uma série de conhecimentos e pessoas que fizeram o negócio ganhar uma dimensão inimaginável para aquele pequeno empreendedor.

Com toda a bagagem dessa jornada, o pequeno, agora grande empreendedor, está pronto para qualquer desafio. Mas, agora, novos caminhos são abertos, novas tecnologias, gerações, conexões e informações, um mundo complexo, dinâmico, colaborativo e em constante evolução se coloca na linha de frente. Mais uma vez o empreendedor se vê na contínua necessidade de repensar, planejar e ampliar as possibilidades.

Fazer planos não parece sensato em um ambiente tão volátil, mas é justamente a existência do planejamento que torna a organização preparada para as mudanças, para antecipar as tendências e aproveitar as oportunidades.

Além disso, é importante lembrar que temos uma capacidade incrível de nos fixarmos no que é urgente, esquecendo o que é realmente importante, dada a dinâmica do mercado e a avalanche de informações disponíveis e em tempo real. Portanto, pergunte-se: quantas vezes você realmente disponibiliza tempo para planejar? E quando faz, envolve sua equipe que é profunda conhecedora da realidade da empresa?

Parece um desafio e tanto, certo? Com certeza é, mas neste cenário preparar-se é o primeiro passo e nós podemos trilhar esse caminho com você.


Objetivos do Planejamento Estratégico:

  • Orientar os negócios da empresa para o caminho do sucesso.  
  • Maximizar o potencial produtivo da empresa, otimizando recursos.
  • Definir a identidade e o posicionamento da empresa junto ao mercado.
  • Planejar metas consistentes, visando à solução de problemas (pontos fracos e ameaças) e potencialização das virtudes da organização (pontos fortes e oportunidades).
  • Criar planos de ação assertivos e direcionados para que as metas sejam efetivamente cumpridas. 
  • Garantir agilidade na tomada de decisões.
  • Atualizar-se e adaptar-se ao cenário de mudanças constantes.
  • Envolver o time na construção do planejamento e na vivência da identidade organizacional – motivar e integrar a equipe.
  • Seguir no caminho da evolução e da inovação.


O objetivo de planejar é FOCAR nossa energia e atenção para que a AÇÃO nos leve na DIREÇÃO que desejamos, e não na direção que as distrações nos induzem. O Planejamento Estratégico é uma sequência de processos executados por uma organização para focar sua atenção.

É uma competência da administração que auxilia gestores e equipes a pensarem a organização no longo prazo. Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas até as tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o proposto com foco no sucesso empresarial.

O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.


Metodologia:

No formato de Workshop que será conduzido através de uma abordagem colaborativa, na qual o envolvimento das pessoas será fundamental para a construção das estratégias da organização, serão aplicadas ferramentas e métodos específicos para cada atividade.


Etapas:

1.      Compreensão da situação atual, histórico e indicadores

Entender o cenário atual, crescimento, estrutura interna, mercado, principais desafios, indicadores e números da operação.

2.      Definição do Modelo de Negócio

Alinhar o entendimento de todos sobre a visão do negócio através da ferramenta Business Model Canvas.

 3.      Mapa de Stakeholders – Influência x Interesse

Mapear todas as pessoas ou organizações envolvidas direta ou indiretamente com a empresa, que de alguma forma são impactadas pelos resultados do negócio.

 4.      Identificação do Processo Competitivo do Negócio

Análise competitiva dos concorrentes através da ferramenta 5 Forças de Potter.

 5.      Elaboração da Identidade Organizacional

Esta etapa tem o objetivo de definir e reconhecer: Propósito (Missão), Aspiração e Inspiração (Visão) e Valores.

 6.      Análise Estratégica

Conhecer os pontos fortes e fracos da organização e a relação que ela tem com o mercado através da matriz de Análise SWOT.

 7.      Determinação dos Objetivos Estratégicos

Definição de metas globais e amplas que devem estar diretamente relacionadas a missão e a visão da empresa.

 8.      Elaboração das Metas

Nesta etapa, os objetivos estratégicos serão desdobrados em metas através da metodologia SMART.

 9.      Desenvolvimento dos Planos de Ação

Para cada meta elaborada deverá ser desenvolvido um plano com ações, prazos e responsáveis. É desta forma que o Planejamento sairá do papel.

 10.  Elaboração documental do Planejamento Estratégico

Consolidação e formalização do trabalho desenvolvido.

 11.  Apresentação e conclusão do Planejamento Estratégico

Apresentação da etapa documental e exposição dos principais pontos e alinhamento das estratégicas definidas.

Essa solução se encaixa nas suas necessidades? Então vamos trabalhar juntos
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