Desenvolvimento Humano

Plano de Cargos e Salários

O Plano de Cargos e Salários é uma ferramenta de gestão que garante benefícios financeiros, administrativos e estratégicos para as empresas. Através dele é possível elaborar instrumentos de gestão salarial, tais como tabelas, estrutura, faixas, critérios de enquadramento, progressão e promoção. Ele também atua na melhoria das relações no trabalho e do clima organizacional, contribuindo na redução do passivo trabalhista e no avanço das relações com os representantes sindicais do trabalhador.

Para consolidar os requisitos para o processo de implantação do Plano de Cargos e Salários são necessários quatro processos:

  

1 – Descrição de Cargos

A Descrição e a Especificação irão gerar o conhecimento acerca das tarefas, requisitos, responsabilidade, desafios e condições de ocupação dos cargos da organização. Tais informações irão subsidiar os processos de Recrutamento, Seleção, Treinamento, Avaliação de desempenho, Saúde e Segurança laboral e QVT (Qualidade de Vida no Trabalho), assalariamento, Carreira, etc. O produto gerado nesta fase atravessa as fronteiras do PCS (Plano de Cargos e Salários), contribuindo com outros subsistemas de RH.

 

2 – Avaliação e Classificação de Cargos

Comparação dos cargos da empresa com vistas à elaboração de uma ordem valorativa de importância que contempla a complexidade das tarefas, o nível de instrução que o cargo requer, a amplitude das responsabilidades, os requisitos e as condições de ocupação. Tal ordenação hierarquiza os cargos permitindo a obtenção do equilíbrio interno dos salários, uma vez que relaciona as características do cargo com sua faixa salarial.

 

3 – Pesquisa Salarial

Identificação das práticas salariais do mercado, bem como aferição dos graus de atratividade e retenção de talentos humanos exercidos pela empresa. Tal pesquisa vai municiar a empresa de informações que permitem providências asseguradoras do equilíbrio externo.

 

4 – Política Salarial

A consolidação de uma política salarial embasada em princípios adequados aprimora os procedimentos de assalariamento,  compatibilizando-os com o desenvolvimento da empresa.

A Florença Empresarial atua em todo o Estado de Santa Catarina, com relevante presença nas regiões de Florianópolis e Blumenau.   

Essa solução se encaixa nas suas necessidades? Então vamos trabalhar juntos
Fale com a gente