Planejamento empresarial para 2020

O tempo corre depressa e 2020 está quase aí. Já avaliou com critério o desempenho da sua empresa neste ano? Temos apenas mais um trimestre para entender onde estamos, aonde queremos chegar e como faremos para alcançar nossos objetivos. E vale lembrar que o momento é delicado, com governo instável, reformas em andamento e toda agitação do Mundo Vuca – Volatilidade; Incerteza; Complexidade; Ambiguidade.

A ferramenta para resolver essa equação é o PLANEJAMENTO! É certo que ainda temos muito trabalho pela frente em 2019, mas é fundamental pensarmos estrategicamente no próximo ano, analisando, organizando e direcionando o orçamento e as ações futuras.  

Mas afinal, o que deve ser analisado nesse processo?

Comece olhando para a performance de 2019, ou seja, avalie como foi o desempenho da equipe, das vendas, do lucro, dos produtos ou serviços. Que ameaças ou oportunidades surgiram no período? Quais são as ações necessárias para garantir a margem de contribuição necessária e como é possível superar o ponto de equilíbrio? É preciso redimensionar os custos, as despesas ou ampliar o faturamento? Resumo: o que precisa mudar ou ser potencializado no negócio?

Transferindo estas e outras perguntas e análises para o papel, com cálculos precisos e uma visão geral da empresa, fica muito mais fácil avaliar e encontrar soluções para os desafios impostos ao negócio em 2020.

Engajar a equipe nos propósitos e estratégias do negócio também é essencial para ter resultado e, para isso, é preciso direcioná-la. Dentro desse contexto, ter um planejamento bem desenhado faz toda diferença, pois facilita a participação ativa da equipe no processo.

A verdade é que seguir o fluxo do mercado e do dia a dia sem estratégia, estrutura, cultura organizacional ou regras pode ser fatal. Mas lembre-se: antes de tudo defina exatamente aonde quer chegar. Precisando de apoio nesta jornada, fale com a FLORENÇA! Nossa equipe de consultores tem expertise e metodologia apropriada para diagnosticar, organizar e direcionar seu negócio para enfrentar 2020 com mais confiança!





Você gostou? Compartilhe com seus amigos