Notícias

Sua empresa quer faturamento ou resultados planejados?

Você já deve ter ouvido falar que as crises trazem grandes aprendizados. Como foi com a sua empresa? O que mudou? O que você aprendeu, gestor? Sabemos que a economia do país está saindo gradativamente, desde o ano passado, de uma fase difícil, quando houve retração do PIB por dois anos seguidos. O consumo praticamente parou, com queda no emprego e na renda e altos índices de endividamento. Certamente esse cenário afetou a sua empresa de alguma forma, certo?

Mas vamos falar do momento atual e do futuro. Já podemos ficar mais tranquilos, mas especialistas afirmam que não cabe falar em otimismo ainda, apesar das projeções de crescimento na ordem de 3% em 2018, em decorrência da evidente melhora na atividade econômica (consumo) das famílias.

Voltando às perguntas iniciais: o que mudou na sua empresa ou em você, gestor?

Muito provavelmente sua resposta será relacionada ao faturamento, que deve ter aumentado. Isso é ótimo, mas e quanto ao lucro e à solidez, cresceram também? Cuidado, o mundo empresarial é recheado de casos de empresas que faturavam alto mas falharam por dois grandes motivos: falta de inovação e adaptabilidade às novas dinâmicas de mercado e crescimento acelerado acima da capacidade.

É isso mesmo! Os últimos dados apresentados pelo Sebrae, da pesquisa Sobrevivência das Empresas no Brasil, apontam que a falta de planejamento é responsável pelo fechamento de 25% das empresas no País. Especialistas afirmam que muitas das empresas fechadas durante a crise poderiam ter sobrevivido caso tivessem investido em consultoria empresarial especializada.

Mas como saber se minha empresa precisa de uma consultoria de empresas?

A resposta é simples: qualquer empresa que planeja crescer ou tornar-se sólida precisa de uma consultoria empresarial.

O que faz uma consultoria de empresas, afinal?

  • Oferece um olhar especializado de fora, através do qual é possível identificar e/ou antecipar problemas administrativos, financeiros ou comerciais não vistos e indicar soluções;
  • Revê estratégias, avalia gastos e investimentos de modo a identificar oportunidades e readequar custos;
  • Desenha um planejamento focado em resultado, trabalhando com cronograma, metas e indicadores específicos para o seu negócio e cultura empresarial;
  • Garante mais segurança e assertividade na tomada de decisão, uma vez que tem neutralidade por não integrar o quadro funcional da empresa.

Que tipo de empresa não se beneficiaria com o diagnóstico de uma consultoria empresarial? O momento de fazer esse raio-x do negócio é agora! A economia está crescendo, o mercado está aquecido e sua empresa não pretende engrossar o coro das pesquisas do Sebrae, certo? Se sua empresa está em Blumenau, no Vale do Itajaí ou em qualquer outra parte do Estado de Santa Catarina e precisa de uma consultoria de empresas para tornar a gestão ainda mais eficiente e promissora, lembre-se da Florença Empresarial.

Você gostou? Compartilhe com seus amigos